terça-feira, 18 de novembro de 2014

Franke Bier, cerveja e religião

Sempre sou curioso pelo que tem por traz dos rótulos de cerveja.
Gosto de saber a história, as curiosidades, particularidades e os diferenciais das cervejas que degusto.
Acho que um dos segredos para uma cerveja ter sucesso, além da qualidade (claro), ela precisa ter uma história, um propósito, uma origem e diferenciais.

A cerveja em si tem sua origem ligada a lendas e curiosidades.
O surgimento da bebida acredita-se que tenha ocorrido ao acaso há mais de 10.000 anos.

Esta comprovado que o início do desenvolvimento da civilização humana e agricultura está diretamente relacionado com a arte da fabricação de cerveja.

Quanto a origem, uma lenda diz que coletores de cereais esqueceram cevada num recipiente ao relento, choveu sobre os grãos, o sol cuidou da germinação, choveu novamente e leveduras selvagens fermentaram aquele liquido. Alguém experimentou e assim nascia a cerveja, o resultado desse "acidente" foi atribuído a uma obra de milagre dos deuses.


Reprodução de Ceres



A cerveja foi batizada assim pelos romanos em homenagem à deusa Ceres (Cervisiae em latim), deusa da agricultura e da fertilidade.
Durante a história vários deuses e santos foram relacionados a bebida.






Existem diversas evidências e teorias que dizem que a cerveja foi substituída por vinho nos textos bíblicos.
Jesus Cristo na verdade seria tomador de cerveja e teria multiplicado cerveja e não vinho em seu primeiro milagre.

Na idade média a relação com religião continuou e os monges foram os primeiros a produzir a cerveja em larga escala.
Imagem Google

Mosteiros da "Ordem Trapista" produzem cervejas espetaculares sob a supervisão dos monges.

Como por exemplo: Rochefort, Achel, Orval, Westmalle, Vleteren Oester, Chimay, La Trappe, dentre outras.





Mas e a Franke Bier tem alguma coisa a ver com religião?


Bruno Oswaldo Franke
O nome Franke Bier é uma homenagem ao meu avô Bruno Oswaldo Franke.
Descendentes de Alemães, herdamos o sobrenome de Carl Friedrich Franke que viveu em Eisleben na Alemanha. Eisleben é a cidade onde nasceu e morreu Martin Luther.
Em 1852 Carl Friedrich Franke embarcou no navio Marianne com a esposa Christina Friederike Carolina Grimm e mais quatro filhos. Cruzaram o Atlântico para viver no Brasil em busca de uma nova pátria, fixaram inicialmente residência em Vila Tereza, onde hoje é Vera Cruz - RS.



Franke Bier também é uma referência do local onde a cerveja é produzida: No porão da casa que meus pais herdaram de meus avós maternos.

A temperatura no porão é ideal para fermentação de cervejas da família Ale durante todo o ano.



Meus avós construíram a casa em 1957, numa pequena chácara, o local ainda era colonia de Santa Cruz do Sul - RS. Não existia calçamento e na propriedade tinha lavouras de tabaco, milho, feijão, batata, pastagens, verduras, criação de galinhas, porcos e gado leiteiro (principal atividade).



Minha avó Ilory Franke, hoje com 86 anos, com uma saúde e memória invejável conta as histórias da época com riqueza de detalhes.
A comunidade não possuía igreja na localidade e a maioria dos habitantes eram descendentes de alemães que tinham como religião Luteranismo que surgiu em Eisleben.


Marca das velas do altar nas vigas

Os fiéis se reuniam e os cultos da comunidade passaram a ser realizados no porão da família Franke, o mesmo porão que hoje produzimos a Franke Bier.

Com o tempo o número de fiéis foi crescendo e o porão ficou pequeno, então meus avós doaram terrenos para a construção da igreja. A comunidade se organizou e conseguiram construir o templo da Comunidade Martin Luther de Santa Cruz do Sul - IECLB. Que foi o primeiro templo da IECLB descentralizado da cidade.




A igreja foi inaugurada em 10/04/1983 no mesmo dia em que toda a família Franke estava comemorando meu primeiro ano de nascimento, foi um dia de muita celebração.
Templo da Comunidade Martin Luther que teve seus primeiros cultos no porão da casa da família Franke, que são descendentes de Carl Friedrich Franke, de Eisleben, cidade onde nasceu e morreu Martin Luther. Hoje o porão é utilizado para a produção da Franke Bier

Minha família continua ligada a igreja e muitas vezes, em dias de produção, é possível escutar os sinos da Igreja anunciando o inicio ou término do culto, mas poderiam estar os sinos anunciando que é dia de produção de Franke Bier.

4 comentários :

  1. Meus parabéns pela notável escrita, criar uma conexão de uma história milenar com uma tão presente em nosso dia-a-dia, traz satisfação e orgulho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Danielle,
      Realmente o sentimento é de satisfação e orgulho.
      A conexão é curiosa e surgiu naturalmente, passando pela descendência, a origem, a religião, a cerveja. Daria para explorar muitos outros aspectos, mas não queria um texto muito extenso.
      Obrigado por ler o blog!

      Excluir
  2. Vale acrescentar que o 1º Pastor a celebrar o culto no porão era oriundo da Alemanha. Seu nome é Klaus Werner mora atualmente em Sinimbu-RS. O mesmo confirmou minha irmã Ingrid , enterrou minha Avó paterna, casou meus irmão Ricardo e irmã Irmgard ( INCA), de ter realizado casamento do Helmudt Müller, senhor esse que, construiu com muito amor a igreja. Mas todos com afinco, se dedicavam em ter um templo.
    Hoje temos um templo lindo, por que ainda somos uma comunidade que segue batalhando pelo melhor dela.
    No tempo em que meu Pai realizava grandes festas no porão, que chegavam a durar 3 a 2 dias, eram momentos de confraternizados com os vizinhos, amigos e parentes em prol de alegria e descontração, diversão. Reunir as pessoas, era algo, que meu Pai fazia questão de ceder o porão e festejar . Naquela época poucos tinham carros, alguns que tinha dificuldade de locomover vinham de jarrete.
    Hoje nossa família produzi cerveja, com intuito de reunir amigos e degustar uma cerveja artesanal. Em nome da família um Prost!!
    Que DEUS PAI nos guie e proteja.

    ResponderExcluir
  3. CARA, TEU AVO BRUNO FRANKE É A CARA DO MEU PAI, BENNO LUIZ FRANKE. SOU O EDUARDO FRANKE DE PORTÃO...JÁ CONVERSAMOS ALGUMAS VEZES ANTES DE TU VIAJAR PARA SP. ABRAÇO!!

    ResponderExcluir