quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Destino Cervejeiro parte 1 (Café da manhã Bávaro e uma lenda)

No dia 02 de Outubro de 2014, feriado de Finados, os cervejeiros da CerVale Rio Pardo partiram em uma excursão com Destino Cervejeiro.
A saída foi cedinho, com horário de verão em vigor, quando saímos de casa mal tinha amanhecido. Essa saída cedo tinha um propósito: A primeira parada seria para um café da manhã Bávaro, depois visitaríamos as cervejarias Alenda Bier e Maniba.

Após rodar pouco mais de 180km chegamos a encantadora cidade de Morro Reuter, cidade de aproximadamente 6.000 habitantes que faz parte da “Rota Romântica”. É considerada “o primeiro degrau da serra gaúcha”, titulo que fica evidenciado pelas belas paisagens, clima europeu e cultura alemã herdada dos imigrantes. A cidade também detém o título de Capital da Lavanda.

Fomos direto para a localidade Walachay para nosso tão esperado Café Bávaro, onde fomos carinhosamente recepcionados pelos amigos Eduardo e Dulce da Alenda Bier, ambos elegantemente vestidos com traje típico Alemão.




O Café Bávaro foi no aconchegante Café Colonial de Walachay, onde todos os pratos são elaborados artesanalmente com ingredientes da própria comunidade.








No lugar ainda é possível apreciar uma linda vista do vale pela janela do restaurante ou no mirante do lado de fora. Mesmo sendo um dia com muita cerração a vista era encantadora.











A mesa com os copos de Weiss já indicava o que estava por vir.








O Café foi harmonizado com cucas, lingüiças, Alenda Weiss e Alenda Rauchweizen.








Alenda Weiss é uma autêntica Hefeweisen refermentada na garrafa com métodos de produção idênticos da Baviera. Com uma bela formação de espuma que vai deixando seu rastro no copo conforme você vai tomando, coloração amarelo turva, no aroma cravo e banana e um gosto simplesmente fantástico. Uma cerveja refrescante com ótimo drinkability.













Alenda Rauchweisen é uma cerveja extremamente complexa que leva na receita, em sua grande maioria, maltes defumados. Coloração escura, espuma densa e cremosa. Aroma defumado que me remete diretamente ao Bacon. Já o gosto é muito equilibrado, com o defumado ficando um pouco mais sutil, mas ainda presente.








Ambas combinaram perfeitamente com o nosso café da manha Bávaro.

Crédito foto: Luciano Morsch

Crédito foto: Luciano Morsch






Além de avaliarmos as cervejas o Eduardo nos apresentou todas as cervejas da Alenda Bier (algumas únicas no Brasil que vou falar depois), antes quero só citar a Alenda Lavanda-Weisse. Acima eu disse Morro Reuter é a Capital da Lavanda e a Alenda Bier homenageou a cidade produzindo uma cerveja que leva lavanda (ingrediente local) em sua receita. São apenas 3 cervejarias no mundo todo que produzem cerveja com lavanda, vale a pena experimentar!!












Depois da barriga e alma cheia estávamos prontos para nosso próximo destino: Visitar a Alenda Bier

Crédito foto: Luciano Morsch


Alenda Bier é uma micro-cervejaria familiar, fundada pelo Eduardo e a Dulce em 2010. Por vários aspectos podemos considerar essa cervejaria uma lenda.
A origem do nome vem de quando começaram a produzir cervejas de trigo como homebrewers e alguns amigos passaram a dizer que a cerveja na verdade era uma lenda.
É especializada em cervejas de trigo, e só produz cervejas de trigo.
Todo o equipamento foi projetado e desenhado pelos proprietários inspirados nas pequenas cervejarias da Alemanha.
Além de produzirem cervejas de acordo a Lei de Pureza da Cerveja (Reinheitsgebot) utilizam processos tradicionais da Alemanha como a fermentação em tanques abertos e decocção.

Todos os anos o casal viaja para Alemanha a fim de importar técnicas, pesquisar e melhorar suas cervejas.
Os estilos produzidos são Weissbier, Weizenbock, Rauchweizen e, alguns estilos é a única cervejaria que produz no Brasil:
Raucweizendoppelbock, Rauchweizeneisbock, Leichte-weisse, Lavanda-weisse e possivelmente a Dunkelweizen também.
Em breve estarão lançando mais alguns rótulos, dentre eles uma Sommer-weisse.



A Cervejaria esta instalada as margens da Estrada do Mato Comprido, quem passar distraído por ali não vai encontrá-la por estar em meio a árvores. Vai dizer que a existência da mesma é lenda!
Uma cervejaria no Brasil que produz apenas cervejas de trigo? É lenda!!
Única cervejaria no Brasil que produz Raucweizendoppelbock, Rauchweizeneisbock, Leichte-weisse, Lavanda-weisse e possivelmente a Dunkelweizen? Não pode ser, é lenda!!
Fermentação em tanques abertos? É lenda!!
Cerveja com Lavanda? É lenda!!                                      



Pois bem amigos, nada disso é lenda e tudo está na Alenda Bier.

Logo na chegada o grupo é dividido, por ser um local pequeno (mas pequeno mesmo) é impossível todo o grupo fazer a visita juntos e fizemos 4 turmas. As instalações ficam no porão de uma casa, não chega a ser tipo um bierkeller, mas é legal.





Fui logo no primeiro grupo, na entrada já nos deparamos com a sala de fermentação com tanque aberto. A sala é com ambiente controlado e claro que não temos acesso para não incomodar nossas amigas leveduras. Dos arquivos de viagens para a Alemanha certa vez o Eduardo me mostrou uma foto onde estava literalmente dentro de um tanque de fermentação. Eu brinquei e disse que queria tirar uma foto igual na Alenda.










A sala de brassagem chama a atenção pelos equipamentos desenhados e produzidos especialmente para Alenda, como um tanque que é utilizado apenas para fazer o whirpool.

Depois de conhecer as instalações, escutar todas as explicações e ganhar algumas dicas para produção de cervejas de trigo liberamos o local para o próximo grupo.


Quando todos visitaram a cervejaria era hora de comprar cerveja, das que eu comprei vou destacar agora apenas a Alenda Rauchweizeneisbock que é uma cerveja extremamente complexa e rara no mundo todo.
Ela é feita através do congelamento da cerveja na maturação. O objetivo é congelar e remover a água presente na cerveja, concentrando assim sabores e elevando o teor alcoólico para mais de 11%. Uma leva rende poucas garrafas, você não vai encontrar essa cerveja para vender em outro lugar, apenas na Alenda (e ainda se tiver muita sorte pois ela é sazonal).

A origem desse estilo gira em torno de lendas (estamos falando em lenda novamente?). Uma das lendas diz que o auxiliar de um cervejeiro estava incumbido de guardar barris que estavam no lado de fora de uma cervejaria e acabou esquecendo. Com o rigoroso inverno da Alemanha os barris congelaram e como punição o ajudante desastrado era para beber a cerveja, mas descobriram que ela estava muito boa. Outra lenda diz que os barris ao serem transportados no inverno congelavam parcialmente. O gelo era, na verdade, apenas água. Ao ser removido deixava a cerveja com alto teor alcoólico, muito mais encorpada e com sabor acentuado. O fato é que o surgimento do estilo certamente se deu por algum acidente de congelamento. Claro que hoje não se congelam barris para fazer essa cerveja, o equipamento é desenvolvido para que se consiga temperaturas extremamente baixas.

Estou ansioso para degustar a minha.

Feito os agradecimentos, as despedidas, é hora de carregar as caixas de cerveja e partir para nosso próximo destino: Cervejaria Maniba


Um comentário :